domingo, 26 de julho de 2009

Costumes


Tem poucos bens, sendo a sua vida livre a sua maior riqueza. Vive isolado, possui hábitos simples. Conserva um folclore rico e produz um artesanato bastante variado e bem elaborado.

A música pantaneira sofreu forte influência da música fronteiriça, especialmente do Paraguai. As danças populares guardam a memória das múltiplas influências culturais do Pantanal. O siriri é uma dança alegre e exuberante, substitutiva dos bailes das cidades. E dançado aos pares que executam coreografia diferente conforme vão se alternando as cantigas, acompanhadas da viola de cocho, reco-reco e batuque ou percussão executada no mocho, banco coberto de couro.

O Cururu é uma dança que tem caráter ao mesmo tempo sagrado e profano. Para alguns é de influência afropredominante, para outros é de origem indígena. Independentemente de suas raízes , encorpou elementos culturais dos colonizadores, dos negros e dos índios. É uma dança só de homens, executadas em louvoz a esse ou aquele santo.Dança dos Mascarados A cantoria do Cururu abre espaço não só à louvação dos santos, permitindo também a crítica às relações temporais profanas. A dança em roda, desenvolve-se na direção dos ponteiros do relógio, acompanhada pela viola de cocho e reco-reco .

Os instrumentos musicais são produzidos pelos próprias tocadores, dando lugar a que cada qual tenha seu toque particular. A viola de cocho, a rede, o pote e o santo são os signos da moradia tradicional do pantaneiro.

A Dança dos Mascarados sobrevive em Poconé. Boi-a-Serra, Congo, Dança de São Gonçalo, Festa de São Beneditoe do Divino ainda estão preservadas em vários pontos do Pantanal.

9 comentários: