domingo, 26 de julho de 2009

População

Os primeiros habitantes do Pantanal vieram de diferentes direções e em diferentes levas migratórias.Homem Pantaneiro

Quando os colonizadores chegaram à procura de um caminho fluvial entre Assunção e as regiões de ouro e prata dos altiplanos andinos, confundiram o Pantanal com um grande mar de água doce, e deram-lhe o nome de mar de Xaraés, denominação com que figura nos documentos históricos e na cartografia da época.

Na primeira metade do século XVI, os espanhóis introduziram o cavalo nas missões do sul. Parte desses cavalos refugiou-se nos campos do baixo . Paraguai e começou a multiplicar-se extraordinariamente, dando origem ao famoso cavalo pantaneiro de peito forte e casco resistente à umidade.

Um século mais tarde, bandos de cavalos selvagens aparecia em vários pontos da região pantaneira .

Para algumas tribos que há muito já habitavam o Pantanal, o cavalo passou a representar uma nova caça de grande porte. Mas os grupos de Guaicurus que habitavam as áreas centrais do Pantanal e já exerciam um certo domínio sobre as demais tribos de caçadores, coletores e lavradores que habitavam o baixo curso dos afluentes ou das próprias margens do rio Cuiabá, aprenderam a empregá-lo como montaria, utilizando-o na caça e na guerra.

Um comentário: