domingo, 26 de julho de 2009

Fauna


O ambiente aquático dessas águas continentais, pacientemente produzido pela natureza, abriga uma extraordinária riqueza de formas de vida.Ariranha comendo uma Piranha Aos poucos o Pantanal foi se transformando num paraíso generoso. As tranqüilas lagoas formadas durante a subida das águas oferecem um ambiente aconchegante e fecundo ao desenvolvimento de microorganismos animais e vegetais. E eles se reproduzem prodigamente, constituindo uma riquíssima base da cadeia alimentar. A fauna aquática tem na liberalidade dessas águas uma fonte magnífica de alimentos que nutrem variadas espécies de peixes durante a desova.

Quando as águas refluem, milhões e milhões de alevinos com elas vão para os leitos dos rios ao encontro de seu destino. A opulenta fauna ictiologica do Pantanal povoa copiosamente as suas artérias hidrográficas, alimentando os outros animais da planície.

Ninhal de TuiuiuE que maravilha, um ninhal! É um inesquecível espetáculo de vida. Tendo por cenário as águas que refletem o azul do céu e a vegetação discreta do Pantanal, milhares e milhares de aves encenam essa maravilhosa representação do ciclo vital. A contemplação das 12.000 a 15.000 aves adultas em seus ninhos, chocando ovos, alimentando e protegendo suas crias, defendendo seu território, combatendo inimigos, assistindo orgulhosas às primeiras e às vezes trágicas experiências de vôo de seus filhotes e a visão da ronda dos animais que espreitam os ninhais à espera de um descuido para abocanharem ovos e as pequenas e indefesas aves, permitem ao observador uma experiência comovente.

E como é fascinante uma revoada de aves pantaneiras! E elas são tantas e de tão variados tipos, sempre em bandos numerosos ou em exuberantes formações de vôo.

Há aquelas que vêem e vão, como os patos da Patagônia que na seca procuram o Pantanal para se alimentarem e nas águas retornam ao Sul da Argentina para o acasalamento.Aves do PantanalQuando chega a hora de partirem, enchem as noites enluaradas com o som do seu apelo aos companheiros para voarem em direção ao sul, bordando no céu noturno sua caprichosa formação de vôo em "diamante".

E há aquelas que para o Pantanal vieram e nunca mais saíram. Essas são as aves pantaneiras, irradiando exuberância no brilho de suas cores e na graça de seu vôo.

A de maior porte é o tuiuiú branco de colar vermelho que tece seus enormes ninhos em árvores mais altas ( Simbolo Oficial do Pantanal ).

Quando se observa um tuiuiú pachorrento, andando preguiçosamente nos campos e nos alagados ou cismando sobre uma perna só, tem-se impressão de que ele não é capaz de levantar vôo. Porém, após uma corrida pesada e desajeitada, distende suas enormes asas numa formidável envergadura que lhe permitem alçar vôo e planar sobre as águas das baías ou sobre o verde dos campos.Tuiuiu, simbolo oficial do Pantanal

As garças brancas, voando aos bandos, quando pousam, é como um mágico desabrochar de flores alvas por sobre a copa das árvores.

As vezes sozinhas, passeiam silenciosas e indiferentes na beirada das lagoas, por entre tufos floridos de aguapés ou do verde novo dos capins.

E como são alegres os biguás ou mergulhões especialmente quando pousam espalhafatosamente sobre o espelho das águas serenas.

Os elegantes colhereiros, de preciosa cor-de-rosa, menos numerosos que as garças brancas, ainda deslizam pela amplidão pantaneira, ostentando a sua beleza rara.

Cabeças secas, baguaris e passarinhos de mil variedades imprimem movimento à paisagem com seus passeios ou com seu trabalho, ora procurando alimentos, ora tecendo seus ninhos, ora cuidando de seus filhotes, ora fugindo de predadores.

Há cerca de dez mil anos o homem chegou nesse paraíso.

Além das aves, encontrou alimento abundante nas águas e nos campos. Disputou com a onça pintada e a onça parda o seu território. Encontrou manadas de cervos e veados mateiros, capivaras, pacas, caititus, queixadas e antas que lhe forneciam carne e pele abundantes. Jacarés, aos milhares, conviviam na beirada das lagoas com sucuris e jibóias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário